sexta-feira, 24 de junho de 2011

Sem glúten, nem lactose

O glúten é uma proteína amorfa, pode ser obtido a partir de proteína de trigo e de outros cereais, grande parte do que a gente consome diariamente contém glúten. Você já deve ter visto por aí em embalagens de alguns produtos a frase "não contém glúten", essa frase alerta que as pessoas alérgicas a glúten, os chamados celíacos, podem consumir esses alimentos sem problema. Esse aviso de "contém glúten" e "não contém glúten" é obrigatório pela Lei 10.674 de 2003.

Hoje em dia é fácil encontrar macarrão, pães e farinhas sem glúten.

Eu e o Pedro fomos ao Mundo Verde procurar alguns  produtos para celíacos e também para aqueles que têm intolerância a lactose (oi Gustavo, oi Viviane)

Esse é um doce de alfarroba com banana:


 A alfarroba é um fruto de uma árvore que é conhecida desde a Antiguidade (dizem que os egípcios usavam alfarroba na preparação de múmias).
Hoje em dia, ela é uma alternativa para substituir o chocolate. Além de ser rica em vitaminas ela já é naturalmente doce.

Eu, Lívia, gostei bastante, se algum dia o chocolate fosse cortado da minha dieta, eu sobreviveria bem comendo alfarroba.
O Pedro gostou, achou menos doce do que chocolate, especialmente se compararmos a de coco com o Prestígio. Mas achou um pouco sem graça.




Não sei se existem outros sabores de barrinhas de alfarroba, mas tem muitos outros produtos com esse fruto no site da Carob House, empresa que as produz.
Como vocês podem ver pela embalagem do produto, não contém açúcar, lactose e nem glúten. 

Outra coisa que compramos foi um chocolate de açaí, sem açúcar, lactose e sem glúten também.


A empresa que produz esses chocolates se chama Tri-Gostoso, provavelmente do Sul. Na embalagem tem o telefone com DDD 41, então é do Paraná.
Eu, particularmente odeio açaí. O Pedro gosta, então foi ele quem experimentou.


Ele adorou, achou que tem gosto de chocolate e um gostinho de açaí no fundo. Disse que vale a pena e que compraria de novo.

Já a última coisa que experimentamos foi um Brownie sem glúten e sem lactose da Good Soy


Esse produto ganhou em 2010 o South America Award de produto alimentício mais inovador. Legal, né?




Eu gostei, acho que é uma alternativa que vale a pena pra quem não pode ingerir brownies "normais". Não achei tão gostoso quanto um brownie com farinha de trigo e leite, vou ser sincera, mas tem gosto semelhante.
Pedro não curtiu.

Bom, é isso. Tem muito produto no mercado pra celíacos e intolerantes a lactose e hoje em dia eles não são difíceis de encontrar.
Eu juro que vou testar receitas pra quem tem essas restrições alimentares e postar no blog pra vocês, tá?



Nenhum comentário:

Postar um comentário